15/09/2007

Aumente a ingestão de fibras

As fibras são extremamente importantes em uma dieta balanceada por promoverem diminuições no apetite e melhorias na regularidade intestinal. Alguns estudos também demonstraram a importância destes nutrientes no controle do colesterol e glicemia sanguínea. Porém, um dos mais famosos efeitos é o auxilio ao processo de perda de peso corporal que, basicamente, ocorre pela diminuição do apetite que as dietas ricas em fibras proporcionam. Essa diminuição do apetite é decorrente, basicamente de três fatores:
  • Os alimentos ricos em fibras demoram mais para serem mastigados, proporcionando maior tempo ao cérebro para indentificar que as quantidades de alimentos necessárias já foram ingeridas, evitando assim, a ingestão excessiva de alimentos;
  • A digestão de refeições que possuem maior quantidade de fibras ocorre de maneira mais lenta, beneficiando o processo de digestão e prolongando a sensação de saciedade;
  • As fibras solúveis, encontradas em alimentos como a aveia e o nosso tão famosos feijão, desempenham papel fundamental ao processo de estabilização dos níveis de açúcar sanguíneos, o que, consequência, inibe a ativação dos mecanismos desencadeadores do apetite.

É sugerido que um adulto consuma, em média, de 25g a 30g de fibras em sua dieta diariamente para que ocorram os efeitos benéficos acima citados.

Nenhum comentário: